04 JUL 2015
1ª Conferência Municipal de Assistência ao Idoso, foi realizada em Várzea da Palma.
O Conselho Municipal de Assistência ao Idoso juntamente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou a 1ª Conferência Municipal de Assistência ao Idoso de Várzea da Palma, tendo como tema: “ Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, a partir dos eixos temáticos: • Gestão(programas, projetos,ações e serviços); • Financiamento (Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público); • Participação(Política de Controle Social); • Sistema de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Participação Popular. O Estatuto do Idoso revela a preocupação da sociedade brasileira com o segmento que representa hoje quase 10% de sua população e que vem demonstrando um crescimento bastante acentuado nos últimos anos. Ainda que o Estatuto do Idoso represente grande avanço na luta pela efetivação de direitos, precisamos ter em mente que só o engajamento de todos nós poderá fazer desta lei uma realidade. É preciso que a população denuncie abusos, cobre a execução de políticas públicas, e principalmente, organize-se para discutir os termos relativos ao envelhecimento e à garantia de direitos. Estiveram presentes: O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, senhor Geraldo Nunes de Azevedo, a Secretária Adjunta, senhora Selma Azevedo Alves, o Representante da Câmara Municipal, Vereador Márcio Sanguinette, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência ao Idoso, senhorita Marina Lopes de Oliveira, o Gerente em Proteção e Inclusão do Idoso, senhor Eder Danilo Pereira, a Assistente Social, senhora Lúcia Santos, a Assistente Social Judicial, senhora Sílvia Gomes Diniz. Participaram dos eixos temáticos, Ednalva da Silva – Coordenadora do CRAS Princesa, Irani Pinheiro – Técnica Bolsa Família, Marly Martins de Matos – Presidente Conselho Tutelar. As palestras proferidas pelo Gerente em Proteção e Inclusão do Idoso, Senhor Eder Danilo Pereira, e pela Assistente Social, Senhora Lúcia Santos, ambos da vizinha cidade de Pirapora, foram bastante proveitosas, tendo os palestrantes demonstrado uma grande bagagem de conhecimentos. O momento cívico aconteceu com a bela voz da garota Ruth entoando o Hino Nacional acompanhada ao som do violão por seu pai Acadêmico Eliseu Rodrigues, Diretor da Banda Municipal de Música. Todos se emocionaram com o momento cultural da Conferência Municipal, quando o Acadêmico José Maria Ursini Corrêa declamou a poesia “ A Flor do Maracujá” do poeta, músico e compositor brasileiro Catulo da Paixão Cearense.
04/07/2015