22 DEZ 2015
A Prefeitura Municipal de Várzea da Palma e a Secretaria de Desenvolvimento Social , realizaram através do CRAS/Oficina

Mais uma Cerimônia de troca de faixa dos alunos do karatê inseridos pelo CRAS, aconteceu no dia 02 de dezembro de 2015 no Ginásio Poliesportivo , quando os atletas trocaram de faixa e receberam certificados. Ao final foi exibido um vídeo produzido pelo CRAS/Oficina , apresentando os trabalhos realizados nas datas comemorativas. No dia 04 de dezembro sexta-feira os alunos foram convidados a partilhar de um delicioso lanche, oportunidade para fortalecimento dos laços de amizade quando também foram foram entregues lembrancinhas de Natal e apresentação de um diálogo sobre a simbologia do Natal. Mais de 62 alunos foram aprovados. O ápice se deu quando os alunos foram surpreendidos com a entrega da faixa feita pelos pais.O processo de troca de faixa consiste em analisar o conhecimento e a técnica adquirida ou treinada até aquele nível.Para os alunos este momento é o mais esperado do ano. É como fazer uma prova final ou passar no vestibular. Esta avaliação de troca de faixa mostra ao aluno que não se aprende tudo de uma vez, que existem etapas, níveis a serem ultrapassados, assim como nos games ou na escola. No Brasil a ordem de troca de faixa passa-se pela branca, amarela, vermelha, laranja, verde (e estágios para menores de 18 anos), roxa, marrom e preta. Isto para o estilo shotokan. Nos outros estilos acontece uma variação desta ordem ou de cores ou das duas. Como exemplo fizemos uma tabela comparativa entre as faixas dos estilos shotokan, shorin e gojuryu. Kyu SHOTOKAN SHORIN RYU GOJU RYU 7º Branca Branca Branca 6º Amarela Vermelha (até 9 anos) Amarela Amarela (10 anos acima) 5º Vermelha Laranja Laranja 4º Laranja Azul Azul 3º Verde Verde Verde 3º Verde estágios I, II, III Verde estágios I, II, III Verde estágios I, II, III 2º Roxa Roxa Roxa 1º Marrom Marrom Marrom       Cada escola possui um sistema de exame, além disso, podemos incluir as exigências e os requisitos básicos para que possam fazer a troca de faixa. As faixas coloridas são chamadas de kyu e começam a ser contadas de forma decrescente 7ºkyu até 1º kyu (que é a faixa marrom), a partir da preta começa a ser contada de forma crescente e é chamada de Dan. Então fica assim: faixa preta 1º Dan, faixa preta 2º Dan e assim por diante. Vale lembrar que nem todas as escolas são iguais, o que pode ser em uma, pode ser diferente na outra, por exemplo, se uma o faixa laranja é 4º kyu na outra pode ser 5º kyu.

22/12/2015