17 FEV 2016
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VÁRZEA DA PALMA NO ENFRENTAMENTO À DENGUE , CHIKUNGUNYA E ZICA VÍRUS.
    Na busca de convocar e incentivar a população a participar e orientar sobre o risco que a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus oferecem, a Prefeitura Municipal de Várzea da Palma através da Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância em Saúde, promoveu entre os dias 01 e 05 de fevereiro uma grande mobilização numa perspectiva de reduzir o índice de infestação do vetor transmissor da dengue e garantir que no decorrer deste ano diminua a quantidade de casos da doença. Foi uma semana de ações educativas além das ações contínuas de visitas aos domicílios do município realizadas pelos agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde. Dentre estas ações foi promovida uma grande troca de pets por lápis, borrachas e cadernos, desta forma foi possível reduzir os potencias criadouros no nosso município. As ações contingentes atingiram os locais com maior índice de infestação do vetor bem como maior número de notificações de suspeitas de Dengue, com pontos de troca nos bairros que poderiam oferecer maior risco como, o Nova Esperança e o Paulo VI por exemplo. O evento teve seu início marcado por uma BLITZ educativa nos pontos centrais da nossa cidade, convocando a comunidade a participar das atividades posteriores, foram afixadas algumas faixas nos principais pontos da cidade, os principais meios de comunicação foram utilizados visando atingir um maior número de pessoas. A mobilização teve grande aceitabilidade por parte da população, que movida pelo incentivo da troca de material escolar compareceu aos pontos de troca e pode desfrutar das diversas atividades preparadas para recepcionar adultos e crianças, como por exemplo, a cama elástica, play tombo, piscina de bolinhas e o Projeto Educação pelo Tambor. Além disso, foi realizada na Praça da Matriz uma grande troca de informações, com exposição do ciclo do vetor, e participação do Projeto Educação pelo Tambor. Os objetivos puderam ser alcançados, uma vez que foram recolhidos 2 caminhões de pet, e 3 caminhões de lixo. Sendo assim, é válido ressaltar que a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus constituem um assunto de todos os segmentos, não só da Secretaria de Saúde, e que somente com o apoio de todos será possível diminuir o risco do perigo que assola o município.