09 MAR 2016
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Várzea da Palma oferece vários serviços e ações que beneficiam grande

Estes serviços são desenvolvidos através do CRAS e do CREAS, como : PAEF – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos. PAIF – Programa de Atenção Integral à Família. BOLSA FAMÍLIA – Dentro dos critérios exigidos beneficia grande parte da população varzeapalmense. As pessoas se inscrevem, é gerado o número do NIS, e com este número as pessoas passam a ter direito ao desconto da tarifa social da CEMIG, COPASA , Rede de esgoto, ficam isentas de taxas de concurso público e muitos outros benefícios. Benefícios adicionais do CRAS: • BPC – Benefício de Prestação Continuada para pessoas acima de 65 anos que não têm renda e para portadores de necessidades especiais. • Carteirinha interestadual (60 anos acima e que esteja inscrita no Cadúnico (Bolsa Família) e receba até dois salários mínimos. • Carteira de Trabalho. • Cursos socioeducativos : Patch aplique,bonecas de pano,tapetes,conjuntos para banheiro,pinturas e tecido, vagonite,ponto de cruz,ponto xadrez. • Hidroginástica,Karatê,Natação. • Atividades desenvolvidas com os indivíduos e famílias vítimas de violência. • Atendimento e acompanhamento psicossocial e jurídico,acolhimento e escuta,visitas domiciliares, oficinas de grupos temáticos • Relatórios de acompanhamento para o Judiciário e/ou Ministério Público. Realização de campanhas educativas.Combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.Encaminhamento para rede de serviços locais. O CRAS e o CREAS assim como o Acolhimento Institucional (Lar Cristão) , contam com uma competente equipe interdisciplinar para o desenvolvimento de um excelente trabalho social com as famílias varzeapalmenses , tanto na zona urbana quanto na zona rural.