02 JUN 2017
Várzea da Palma realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde no dia 30 de Maio de 2017.
A Prefeitura de Várzea da Palma , por meio do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 30 de Maio de 2017 a 7ª Conferência Municipal de Saúde,com o tema : “FORTALECIMENTO DA SAÚDE : RESPONSABILIDADE DE TODOS.” O encontro foi realizado no salão nobre do Clube Operário que recebeu um público de aproximadamente 500 pessoas, no período das 08 às 17horas, entre servidores municipais, servidores estaduais, representantes de todos segmentos da população onde também se encontravam professoras e alunos da Escola Estadual “Emília de Paula”. Com o objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades da política de saúde do SUS para o Município , a Conferência da Saúde é a expressão máxima da participação da população ,processo no qual a comunidade se reúne,discute e delibera coletivamente ações que visam a melhoria da assistência e qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Após o Hino Nacional , aconteceu o momento cultural com apresentação do “Coral Encantado”, composto por usuários dos CAPS AD e Universo, com suporte das equipes de trabalho daquelas unidades de saúde. O Coral fez uma belíssima apresentação de músicas do nosso cancioneiro popular. O Prefeito Eduardo Monteiro participou do evento e destacou a importância da Conferência para o Município, sobretudo por ser um espaço aberto a toda população. O chefe do executivo agradeceu a presença de todos e parabenizou a Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde que se uniram e se empenharam na organização e realização do evento . O Presidente do Conselho Municipal de Saúde Dr. Mário Reis Fonseca Júnior ressaltou ser a Conferência um ato importante , quando o povo aponta os problemas , sugere soluções , e mais ainda, quando cobra a execução das ações propostas. A Secretária Viviane Gonçalves Carneiro fez explanação sobre o tema central da Conferência. Maria Cândida Fiúza Costa, Gerente da GRS de Pirapora discorreu sobre os serviços do SUS e importância das Conferências. A Promotora Dra. Fernanda de Paula Silva parabenizou os organizadores de tão importante evento , colocando-se à disposição para eventuais necessidades. Também se fizeram presentes o Vice-Prefeito Geraldo Nunes de Azevedo, a Procuradora Municipal Dra. Patrícia Aparecida Barreto Rodrigues, a Superintendente de Atenção e Promoção à Saúde , Ana Carolina Carvalho de Moura Albano, o Secretário de Administração Vivaldo Nogueira Batista, o Secretário de Educação e Cultura Professor Ronan Ângelo Leal, o Secretário Adjunto de Infraestrutura Wander Lúcio José Machado. Representando o Legislativo , no primeiro momento o Vereador Dr. Rodrigo Aguiar Dalla Bernardina, e no segundo momento os Vereadores Marciano de Medeiros Lima e Robson Antônio Gomes. Foram empossados os conselheiros eleitos nas pré-conferências para atuarem nas 10 regiões de saúde do Município assim mapeadas : Caiçara, Centro, Fátima, Guaicuí, Pedras Grandes/Nova Esperança, Lameirão, Pinlar , Progresso, Área Rural , Paulo VI , Buritis das Mulatas/Porteiras, Jardim América, Serrinha. A expectativa é que os debates contribuam para que o objetivo seja alcançado , que é levantar propostas para a elaboração do Plano Municipal que norteará as ações da Secretaria Municipal de Saúde no período de 2018 a 2021.
02/06/2017