19 OUT 2017
Varzeapalmense ilustre homenageado na Assembleia Legislativa : Luiz de Paula Ferreira.
  Nascido em Várzea da Palma , radicado em Montes Claros, Luiz de Paula Ferreira foi homenageado na noite de 26 de setembro 2017, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, solicitada pelo Deputado Gil Pereira. Devido à idade bastante avançada, tendo completado 100 anos em 27 de junho, não compareceu à solenidade ,tendo sido representado pelos filhos João Gustavo de Paula, Maria Cecília de Paula e Maria Juliana de Paula e o amigo de longa data, Roberto Aguiar. Luiz de Paula Ferreira é dono de uma bela trajetória de vida, e vida centenária. Empresário, sócio-fundador da COTEMINAS , professor , poeta, escritor, contador de causos , trovador, musicista , repentista, historiador, líder político , pai de família de equilíbrio e raízes profundas. Dentre várias atividades exercidas com brilhantismo, Vice-Prefeito de Montes Claros , Governador de Rotary Internacional, Deputado Federal, Vice-Presidente da FIEMG , Chanceler da Ordem do Mérito Industrial, Membro da Loja Maçônica Deus e Liberdade, Membro da Academia Montes-Clarense de Letras, Membro da ACLECIA de São Francisco e da ACLAV de Várzea da Palma.Cidadão benemérito de Várzea da Palma. Várzea da Palma , cidade de seu nascimento , seu orgulho e paixão de ser Varzeapalmense, tendo aqui criado o então Ginásio Municipal Joseph Hein(hoje Escola Estadual Joseph Hein) , Colégio Normal ( hoje Escola Estadual Emília de Paula, nome da senhora sua mãe) . Co-fundador e patrono do SENAI. A Escola Joaquim de Paula Ferreira construída pelo Prefeito Geraldo Sanguinette , tem o nome do pai de Luiz de Paula. Dentre os livros de sua autoria , destaque para o livro intitulado “NA VENDA DO MEU PAI”, onde ele relata: “Naquele tempo, o comércio fechava as portas somente nas Sextas-Feiras da Paixão. E o domingo era o dia de maior movimento comercial. Era aos domingos que o pessoal da roça vinha ao povoado vender seus produtos e se abastecer. A venda de meu pai dava quatro portas para a rua principal,hoje Avenida Doutor Mallard, e duas para o chamado Beco de Seu Tico, hoje, Rua Adolf Ensch.” Neste livro ele presenteia sua terra natal com uma coletânea de textos escritos com o coração , a inteligência e o amor a Várzea da Palma, através de seus relatos descrevendo uma bela viagem a um tempo de simplicidade e poesia , sobre a vida de seus conterrâneos, pessoas simples em seu cotidiano e seus personagens fascinantes com causos e histórias inusitadas. Também é de autoria do Varzeapalmense ilustre , a letra e música da Canção a Várzea da Palma , atualmente intitulado : HINO DE VÁRZEA DA PALMA. Várzea da Palma, Terra querida, de meus amores Nasceste em berço de campos e vales Que a natureza enfeitou de flores. Torrão hospitaleiro, Onde o forasteiro é um querido irmão, Tens o segredo da beleza da vida, Terra querida do meu coração. Te amo , Várzea da Palma Eu te amo, E com fervor te proclamo Encanto dos sonhos meus Rincão de amor e amizade Terra da felicidade Que eu nunca tenha de dizer-te adeus. É tão bonita A Praia das Maravilhas, Brilhando ao sol matinal E, à noite que beleza! É o luar no azul turquesa, No vasto céu tropical. E, ao longe, No horizonte sem véu A Serra do Cabral Barrado azul, Que a mão de Deus traçou no céu.