19 JAN 2018
Várzea da Palma encontra-se em situação de alerta para infestação de Aedes aegypti
  A Prefeitura Municipal de Várzea da Palma através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a primeira coleta de dados do ano do índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela no município. O trabalho de Levantamento Rápido do Índice de infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) foi realizado dia 08,09 e 10 de Janeiro de 2018, O LIRAa consiste num mapeamento da infestação do mosquito Aedes aegypti, o resultado é o percentual do número de imóveis com focos do mosquito. Os dados obtidos do levantamento de índice do vetor da Dengue resultou o índice 8,2% o que significa alto risco, deixando o município em estado de alerta, de acordo com o Ministério da Saúde o índice preconizado deve ser menor que 1%. Os dados colhidos resultaram que a maioria dos criadouros do Mosquito foram encontrados nas residências como tambores, tanques, manilhas e caixas d’água descobertas, vasos de plantas, bebedouros de animais, e outros. Após o diagnostico a Secretaria municipal elaborou estratégias de combate ao mosquito, como: tratamento focal nos domicílios, fumaçê (aspersão de inseticidas), blitz educativas, intensificação do Projeto Plástico Reciclado=Pão Garantido. A Secretaria Municipal de Saúde pede o apoio da população no combate ao mosquito e reforça que é importante receber os agentes de saúde durante as visitas periódicas, para que eles façam as vistorias e orientem os moradores. É preciso ainda que a população combata a proliferação de criadouros do mosquito em suas residências, evitando o acumulo de água parada.