07 MAR 2018
Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura de Várzea da Palma aprovados no processo seletivo simplificado começam as at
A Prefeitura Municipal de Várzea da Palma através da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma Semana de Capacitação para 55 Agentes Comunitários de Saúde aprovados no Processo Seletivo Simplificado. A capacitação foi realizada na Sede Rotary Clube começou dia 26 de Fevereiro e terminou dia 02 de Março concluindo com uma carga horária de 40 horas. Os Agentes de Saúde foram encaminhados às unidades do Programa Saúde da Família e já iniciaram as atividades nesta Segunda-feira 05 de Março. As temáticas da Capacitação foram desenvolvidas pelas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde: Secretaria Municipal de Saúde Viviane Carneiro, Superintendente Atenção Primária Ana Carolina Albano, Coordenadora da Atenção Primária Maria Aparecida Rezende Correa, Coordenadora da Vigilância em Saúde Eliane F. Lima e participação especial do Senhor Edgar Bacharel em Filosofia. Vários temas foram abordados na capacitação dos Agentes de Saúde: entre eles Histórico do SUS; Processo de Trabalho; Trabalho em Equipe; Ferramentas de Trabalho; além de dinâmicas de trabalho em equipe e todos os Ciclos de Vida: Saúde da Criança, do Adolescente, do Homem, da Mulher, do Idoso; Tuberculose e Hanseníase; Hipertensão e Diabetes e as endemias (Dengue, Febre Amarela, Doença de Chagas e Leishmanioses) de relevância no município. O Prefeito Eduardo Monteiro esteve presente na Capacitação e ressaltou que “os agentes são o elo entre a Unidade de Saúde e a comunidade, pois são agentes fomentadores, cuja ação favorece a transformação das situações problemas que afetam a qualidade de vida das famílias, desempenhando um papel de fundamental importância para o município”. De acordo com A Secretaria Municipal de Saúde Viviane Carneiro o  Agente Comunitário de Saúde (ACS) é  da própria comunidade, que vive vida igual à de seus vizinhos, enfrenta as mesmas dificuldades, sente as mesmas alegrias. E a expectativa agora é que ele (Agente de Saúde) está preparado para orientar as famílias a cuidarem de sua saúde e também da saúde da comunidade. Estará em contato permanente com as famílias, o que facilitará o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dará mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular. As atividades dos agentes são realizadas nos domicílios de sua área de abrangência. As áreas de abrangência incluem povoados da zona rural, Barra do Guaicuí, Porteiras e todos os bairros da nossa cidade. A capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde foi um sucesso e oportunizou aos Agentes Comunitários de Saúde conhecimentos para que possam desenvolver as ações de promoção saúde e prevenção de doenças para a população residente no município de Várzea da Palma.   .