18 NOV 2021
PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE MANEJO AOS PACIENTES OSTOMIZADOS.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE MANEJO AOS PACIENTES OSTOMIZADOS.

Os Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, do município de Várzea da Palma, e Referência Técnica em Ostomia estiveram presentes no CEPS (Centro de Educação Permanente), em Pirapora, na quarta-feira (17/11), onde foram capacitados juntamente com outros Enfermeiros e Referências Técnicas dos municípios da microrregião sobre manejo aos pacientes ostomizados.

Dentre os temas abordados, foram apresentados o fluxograma do Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada (SASPO) e as Práticas na Assistência ao Paciente Ostomizado - troca de bolsas e reconhecimento dos modelos existentes.

O paciente Ostomizado utiliza um estoma, que é um caminho alternativo, um orifício de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes. É um procedimento que promove a qualidade de vida do paciente.

Os estomas podem estar relacionados ao sistema urinário, digestivo, respiratório e de alimentação. Nos casos de estomia digestivo e urinário, o paciente utiliza uma bolsa coletora diretamente ligada ao intestino grosso ou delgado para a eliminação de fezes ou urina.

O Dia Nacional dos Ostomizados é celebrado em 16/11, tem o objetivo de divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da estomia.

18/11/2021