04 ABR 2022
EQUIPE DE CONTROLE VETORIAL INTENSIFICA AÇÕES CONTRA O AEDES AEGYPTI EM VÁRZEA DA PALMA.

O município de Várzea da Palma recebeu, no mês de março, dez agentes que compõem a Equipe de Apoio Estadual de Controle Vetorial do Aedes aegypti. Durante a ação, foi utilizado o método químico intradomiciliar (Aerosystem) para enfrentar o mosquito transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

O envio da equipe estadual foi necessário porque o município apresentava índices de alto risco de epidemia de doenças ocasionadas pelo Aedes aegypti. O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRAa) de janeiro (6,7%), ficou acima dos parâmetros de classificação.

O objetivo das ações complementares de controle químico vetorial com método intradomiciliar em aproximadamente 5.964 imóveis dos bairros Nova Esperança, Pinlar, Paulo VI e Progresso, onde foram registrados os maiores números de casos prováveis de Dengue, é diminuir os casos da doença.

Essa metodologia tem o objetivo de atingir e reduzir o índice de fêmeas do mosquito Aedes que transmitem as doenças e se alojam dentro dos imóveis. Além disso, é considerada uma técnica limpa, que utiliza um produto em formulação de aerossol.

O supervisor responsável pela Equipe Estadual, Sr. Raimundo Nato Moreira, explicou que “o método consiste na realização de aplicação do produto químico (Permetrina) na formulação aerossol, cômodo a cômodo do imóvel (intradomicílio) para controle de fêmeas do Aedes”.

Os Supervisores e os Agentes de Endemias do município acompanharam e treinaram como aplicar o produto, seguindo as recomendações técnicas, além de discussões e realização do planejamento das ações emergenciais, direcionadas mediante análises para as áreas prioritárias. Durante o período que a Equipe de Apoio Estadual esteve presente, não foi possível realizar todas as ações, mas a equipe de endemias continuará realizando todo o processo de controle vetorial, em bairros com maior índice de notificações.

O controle intradomiciliar, até o momento, teve boa aceitação da população, demonstrou condições técnicas favoráveis e grande eficácia no controle vetorial em situação de surtos e epidemias.

O município continua intensificando as ações de rotina de visitas domiciliares pelos agentes municipais para realização de tratamento focal, eliminação, remoção de potenciais criadouros e realização do UBV costal, nas residências com notificações de Dengue e Chikungunya.

O levantamento permitiu verificar que a predominância dos criadouros fica ao nível do solo, como tambores, manilhas, reservatórios, bebedouros de animais, plásticos e água em vasos de plantas: locais passíveis de remoção e são encontrados em residências.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a participação da população é muito importante, principalmente no período sazonal, e que as pessoas podem realizar o monitoramento dos seus domicílios quanto a existência de potenciais criadouros: eliminando locais que acumulam água parada e lavando os bebedouros dos animais. Caso apresente sintomas dessas doenças, é necessário procurar a Unidade de Saúde mais próxima para atendimento médico e notificação.

Prefeitura de Várzea da Palma, cuidando da nossa gente!