18 ABR 2022
PREFEITURA REALIZA A 1ª RODA DE CONVERSA COM FAMILIARES DE AUTISTAS

A Prefeitura de Várzea da Palma, através da Secretaria de Saúde, promoveu um encontro com profissionais da saúde, da educação e familiares de autistas para falar sobre a conscientização e os cuidados no tratamento dos portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista).

No mês de abril celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a data representa a importância do diagnóstico precoce e a disseminação sobre o que é essa condição, pois o conhecimento sobre o autismo leva à quebra de preconceitos e a atitudes de inclusão nos diversos espaços sociais.

O encontro contou com a participação do SERDI - Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual (Pirapora), que compartilhou informações sobre as consultas, avaliações, intervenção e reabilitação precoce, preenchimento de protocolo, porta de entrada, o público alvo atendido e sobre prematuridade. Esse momento foi dedicado às equipes multiplicadoras de saúde (Acolher, Crescer, NASF, Reabilitar, entre outros).

Durante o evento, o Secretário de Saúde, Ronaldo Soares Campelo, ressaltou a importância de políticas públicas bem formuladas e a participação das pessoas nas mais diversas instâncias de discussão. No segundo momento do encontro, os palestrantes falaram sobre a importância da família no tratamento, como estimular as crianças no ambiente familiar, os diretos previstos em lei, as terapias aplicadas ao tratamento e, em especial, um relato pessoal de uma mãe sobre o diagnóstico do seu filho com autismo.

O evento contou com a participação da Vice-prefeita, Tia Vilma; a Delegada de Polícia, Dra. Mireli Lea Mafra; a Secretária de Educação, Cleonice Cardoso dos Santos; o Secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Henrique dos Santos; a Secretária Adjunta de Saúde, Eliane Almeida; a Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social, Angelina Azevedo; a Advogada, Dra. Ariadna Danielle Ozório; a Médica, Dra. Marina Siqueira, a Referência Técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e Autismo, Ludmila Farago; a Terapeuta Ocupacional, Diene Oliveira, Gestores Escolares e a comunidade.

A iniciativa demonstra o cuidado e o respeito pelas famílias, em especial, que a Secretaria de Saúde está empenha em acolher e proporcionar mais qualidade de vida para os autistas do município.

Prefeitura de Várzea da Palma, cuidando da nossa gente!

18/04/2022
PREFEITURA REALIZA A 1ª RODA DE CONVERSA COM FAMILIARES DE AUTISTAS

Prefeitura de Várzea da Palma, cuidando da nossa gente!