08 NOV 2022
Fé e Devoção através da Dança de São Gonçalo

Fé e Devoção através da Dança de São Gonçalo
A Dança de São Gonçalo é patrimônio imaterial do Distrito de Barra do Guaicuí e registada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico (IEPHA).
No dia 29 de outubro, na cidade de Pirapora houve o ritual religioso ao santo São Gonçalo pela fé e devoção do Sr. José Carlos. Essa dança acontece em qualquer lugar definido pelo devoto e o grupo da dança é convidado a realizar essa manifestação cultural e religiosa. Neste dia, de forma ainda mais especial, não foi realizada como pagamento de promessa por uma graça alcançada, mas sim pela devoção do fiel ao santo, que devido à sua condição física não poderia se locomover para participar em outros lugares, pois desejava que o rito acontecesse na porta de sua casa.
Ao som de tocadores, são formadas duas fileiras, cada uma com 5 mulheres e 1 guia (sempre homem) que conduz a dança, por meio de um lenço em suas mãos. De forma harmônica e contagiante, 12 voltas foram cumpridas, conforme a solicitação do fiel. Cada volta tem a duração média de 30 minutos, com intervalos curtos para descanso e horário para o café e almoço, oferecidos pelo promesseiro. No vestuário dos dançarinos as cores vermelha e azul representam o manto do santo, e muitas mulheres, em sinal de sacrifício, realizam a dança descalças.
A dança tem origem portuguesa e chegou ao Brasil no século XVIII. Segunda a história, o padre Gonçalo dançava e cantava aos sábados com as mulheres para que não pecassem no domingo, pois estariam muito cansadas. Como forma de penitência pelos pecados cometidos pelas mulheres, o padre usava suas sandálias cravejadas de pregos. São Gonçalo é considerado santo casamenteiro, já que muitas mulheres eram convertidas ao catolicismo e se casavam. Atualmente, os devotos quando alcançam um graça, realizam o pagamento através da dança, definindo a quantidade de voltas que serão feitas.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024