17 NOV 2022
PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE VÁRZEA DA PALMA PARTICIPAM DO II ENCONTRO MICRORREGIONAL DE OSTOMIA

Profissionais de Saúde de Várzea da Palma participaram do II Encontro Microrregional de Ostomia, no Centro de Educação Permanente em Saúde, nos dias 09 e 10 de novembro, na cidade vizinha de Pirapora.
O evento contou com diversas palestras, incluindo a palestra Magna com o Dr. Rodrigo Nascimento Santana, que na oportunidade falou sobre os fatores de risco, doenças inflamatórias, radiação e exames, colonoscopia, síndromes genéticas, alimentação e saudável.
O município de Várzea da Palma possue atualmente um número alto de pessoas ostomizadas, por isso a importância da capacitação continuada para os profissionais.
O paciente Ostomizado utiliza um estoma que é um caminho alternativo, um orifício de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes. É um procedimento que promove a qualidade de vida do paciente.
Os estomas podem estar relacionados ao sistema urinário, digestivo, respiratório e de alimentação. Nos casos de estomia digestiva e urinária, o paciente utiliza uma bolsa coletora diretamente ligada ao intestino grosso ou delgado para a eliminação de fezes ou urina.
O Dia Nacional dos Ostomizados é celebrado em 16/11, com o objetivo de divulgar informações que contribuem para o combate ao preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da estomia.
Os profissionais presentes no encontro tiveram a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos, contribuindo para melhorar cada dia mais a assistência à população Varzeapalmense.