02 DEZ 2022
CONHEÇA O PROGRAMA "MELHOR EM CASA"

CONHEÇA O PROGRAMA "MELHOR EM CASA".
O programa Melhor em Casa é um serviço secundário e complementar da rede de saúde que realiza atendimento aos pacientes que possuem dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e que necessitem de visita com maior frequência (semanal). O encaminhamento/indicação para o atendimento domiciliar dever ser realizado 30% pela rede de urgência (Hospital ou UPA), sendo que poderá ser feito também pela ESF através do e-mail do programa.
A Secretária de Saúde Eliane Almeida informa que “o programa Melhor em Casa já está em funcionamento há 02 anos e 09 meses no município de Várzea da Palma, durante este período realizou 9.462 atendimentos, quando um paciente precisa ser visitado de maneira mais espaçada, por exemplo, a cada quinze dias ou uma vez por mês, estando estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe da ESF de referência”.
O Programa é composto por uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), regulamentadas pela portaria nº 825, de 25 de abril de 2016.
Segundo a coordenadora e enfermeira do Programa Flaviane Benfica, a principal missão da equipe “é atuar no cuidado integral por meio de assistência segura, de excelência, pautada na ética, na humanização, buscando a preservação e reestabelecimento da saúde física, social e psíquica do paciente e de sua rede familiar, assim como aumentar a autonomia do paciente e seus familiares no ato de cuidar, tornando todos aptos e auxiliando na inserção prematura do paciente ao seu ciclo sócio familiar”.