14 DEZ 2022
Integração entre o Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate às Endemias.

Durante o mês de novembro a equipe da Vigilância em Saúde realizou em todas as Unidades de Saúde encontros entre os Agentes de Endemias e os Agentes de Saúde, reforçando a importância de exercer suas funções de forma integrada, visando um vínculo estratégico na busca de promover saúde à população.
A integração entre a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde é a condição essencial para o alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população, possibilitando a articulação para a adequada identificação de problemas de saúde e intervenções oportunas.
É importante essa aproximação da equipe de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde a fim de eleger prioridades e problemas comuns a serem enfrentados no território, possibilitando melhorar a cobertura, qualificar o cuidado, ampliar as ações e a resolutividade.
É necessário buscar a articulação sistemática da Vigilância Epidemiológica e Entomológica com a Atenção Primária, integrando suas atividades de maneira a potencializar o trabalho e evitar a duplicidade das ações para alcançar melhores resultados, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública para proteção da saúde da população, a prevenção, controle de riscos, agravos, doenças e a promoção da saúde.
O ACS e ACE possuem vínculo estratégico com as famílias, o território e a comunidade, facilitando as ações e fortalecendo a informação e mobilização da população. Dessa forma, promover a integração das ações agrega esforços para o controle de doenças e agravos à saúde, contribuindo na articulação e adoção de estratégias intersetoriais para eliminação ou redução dos riscos e danos. Destaca-se que como membros das equipes que atuam na Atenção Básica, o ACS e ACE possuem atribuições comuns a serem executadas em conjunto com os demais profissionais de saúde. É importante destacar que a integração refere-se ao planejamento e execução conjunta de ações, levando em consideração as especificidades de cada categoria profissional. Integrar, portanto, não significa desempenhar as atribuições de competência de outra categoria ou unificar categorias profissionais que já estão instituídas por políticas públicas de âmbito nacional.