16 FEV 2023
ECONOMIA
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Várzea da Palma é destaque na geração de emprego e no desenvolvimento econômico.
Dentre os municípios que compõem a Macrorregião de Montes Claros, Várzea da Palma é a segunda cidade que mais cresceu, considerando a geração de empregos. Resultado das parcerias e do apoio ao empreendedor local. O munícipio, apesar dos desafios, é destaque na expansão do agronegócio, da indústria e do fortalecimento do comércio.
De acordo com informações da Sala Mineira do Empreendedor, 2.156 (duas mil, centro e cinquenta e seis) empresas estão ativas, contribuindo para um volume de 3.883 (três mil oitocentas e oitenta e três) admissões. Segundo dados do painel de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Setor de Construção foi o que mais empregou, 1.147 contratações com carteira assinada. Em segundo lugar, a indústria com 917 novos postos de trabalho.
A EMBRAPA aponta o Brasil como o segundo maior exportador de mamão, e Várzea da Palma é o maior exportador da América Latina (considerando área produzida), segundo o IMA. Esses dados apontam o potencial do município, que também é destaque na pecuária e produção de café, banana, uva e coco. Na Agricultura familiar o município adquiriu R$155.000,00 (cento e cinquenta e cinco mil reais) de produtos para a merenda escolar, número Record na história da cidade, o percentual de aquisição aumentou de 19% para 57%. Fomentando a economia entre os agricultores, em contrapartida, a rede pública oferece aos seus alunos alimentos saudáveis, sendo atendidas as necessidades nutricionais dos estudantes e fica garantida a renda aos agricultores.
Diante dos indicadores econômicos, o PIB (Produto Interno Bruto) de Várzea da Palma é de aproximadamente R$ 812 milhões, sendo que 35,7% do valor adicionado advém dos serviços, na sequência aparecem as participações da indústria (31,4%), administração pública (24,4%) e da agropecuária (8,5%). Com esta estrutura, o PIB per capita do município é de R$ 22,5 mil, superior à média dos municípios da grande região de Montes Claros (R$ 16,1 mil).
Segundo o prefeito Eduardo Monteiro, “é uma grande satisfação contribuir na geração de emprego e investir no empreendedorismo. O nosso trabalho é constante para fomentar a empregabilidade em Várzea da Palma. Acredito que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico contribuirá ainda mais no incentivo e estimulo de iniciativas para a geração de emprego e renda”.
Prefeitura de Várzea da Palma, cuidando da nossa gente!