15 FEV 2023
POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL.
REUNIÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO DELIBERATIVO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE VÁRZEA DA PALMA PARA NOMEAÇÃO E POSSE DO NOVO CONSELHO, APROVAÇÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS DO FUMPAC E OU OUTRAS AÇÕES EM PATRIMÔNIOS CULTURAIS PROTEGIDOS PARA O EXERCÍCIO 2025. Aos 15 dias do mês de fevereiro de 2023, na Casa da Cultura/Estação Ferroviária (Patrimônio Cultural Tombado) aconteceu mais uma Reunião Extraordinária dos Membros do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Várzea da Palma exercício 2025, para POSSE dos Membros deste Conselho conforme nomeação seguindo o Artigo n°: 8, incisos I, IX e o Artigo n°: 68, incisos VI, IX e XII da Lei Orgânica do Município e nos termos da Lei Municipal n°: 1.261/97,  Decreto n°: 003/97 de Criação do Conselho e do Decreto nº.002, de 04 de janeiro de 2012. O Conselho foi nomeado com mandato a partir de 13 de janeiro de 2023 por um período de 2 (dois) anos podendo ser reconduzido a novo mandato, conforme Art. 4º (quarto) – parágrafo 3º (terceiro) do REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL. O momento contou ainda com agradecimentos realizado pela diretora do Setor Cultural Eva Soares de Oliveira.
HOMENAGEM AOS CONSELHEIROS EM FIM DE MANDATO.
Destacando as principais realizações: Ações diversas em proteção através dos planos de preservação dos bens registrados “Dança do Gamba”, “Coral Viva Voz”, “Dança de São Gonçalo”, Banda Municipal de Música “José Evangelista”, Quadrilha “São João do Bom Jardim” e Folia de São Sebastião Glorioso Mártir. Obras de intervenção e conservação aos patrimônios culturais tombados e inventariados como: Ruína Igreja de Pedras Senhor Bom Jesus de Matozinhos, Igreja Senhor Bom Jesus de Matozinhos do Centro de Guaicuí, Igreja Nossa Senhora de Bom Sucesso em Vila de Porteiras,  Igreja Bom Jesus em Buritis das Mulatas, Estação Ferroviária de Buritis das Mulatas, Estação Ferroviária de Várzea da Palma, Ponte sobre o Rio das Velhas e não poderia esquecer as diversas ações de salvaguarda, através de aprovação de aplicação de recursos do FUMPAC em apoio financeiro na manutenção dos grupos Culturais registrados, sendo elas: manutenção e aquisição de novos instrumentos, figurino, camisetas, utensílios de apoio e obras em melhoria de sua infraestrutura (Sede).
A Diretora de Cultura Eva Soares de Almeida agradeceu aos conselheiros que finalizaram o mandato pelos serviços prestados e pelas valiosas contribuições. Na oportunidade, reforçou aos novos membros do conselho a importância de serem sensíveis e compreensíveis aos objetivos propostos, sendo que através das qualidades e capacidades de cada um será possível alcançar com êxito esses objetivos.

15/02/2023
POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL.
HOMENAGEM AOS CONSELHEIROS EM FIM DE MANDATO.