17ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VÁRZEA DA PALMA.
Com o tema “Amanhã vai ser outro dia . Garantir Direitos e Deveres, defender o SUS, a vida e a democracia” , foi realizada em Várzea da Palma no dia 30 de Março de 2023 , a 17ª Conferência Municipal de Saúde, em dois turnos, no Clube Operário com um público de aproximadamente 400 pessoas,envolvendo autoridades,funcionários de todas secretarias,representantes de vários seguimentos da sociedade civil e religiosa, elegendo delegados e elencando propostas que serão destinadas para as etapas estaduais e nacional.
O Prefeito Eduardo Monteiro de Abreu , participou da abertura do evento através de vídeo transmitido em telão, por estar no momento participando em Brasília-DF da 24ª Edição da Marcha de Prefeitos em defesa e busca de recursos para o Município.Agradeceu a presença da população e os funcionários da saúde,pelo empenho na realização da Conferência,desejando um dia produtivo, de onde possam surgir muitas propostas. Estiveram presentes ao primeiro momento: Vice-Prefeita Vilma Maria de Oliveira. Vereador Leopoldo Manoel de Araújo representando a Câmara Legislativa. Secretária de Saúde Eliane Lima de Almeida. Presidente do Conselho Municipal de Saúde Carla Moreira Lopes.Diretora da Gerência Regional de Saúde Tariana Diniz Guarabyra. Referência Técnica Regional dos Conselhos Municipais de Saúde da Microrregião Adriana Kátia Emiliano. Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde Dra. Paula Waldolato. Secretária de Administração e Finanças Valéria Cunha Soares. Secretário de Infraestrutura Vivaldo Nogueira Batista.
A Vice-Prefeita parabenizou a equipe da saúde na pessoa da Secretária Eliane de Almeida, desejando que da Conferência saiam as melhores propostas e que Deus dê força ,discernimento e sabedoria aos gestores para que possam desenvolver bem todas elas.A Secretária de Saúde discorreu sobre o tema da Conferência, explicando que serão apresentados alguns eixos e em seguida serão elaboradas as propostas visando melhorar a saúde no município . A leitura do regimento interno foi feita pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Na sequência a Secretária de Saúde ministrou a palestra do primeiro eixo, com o tema “A Várzea da Palma que temos. A Várzea da Palma que queremos”. Apresentou o fluxograma dos serviços da rede municipal de saúde e explicou sobre todos os serviços ofertados aos usuários.O Conselheiro Dennerson Emerich relatou o papel do Controle Social , enfatizou a importância da conferência de saúde e da participação social na valorização da vida e na garantia dos direitos à saúde.
A apresentação do eixo III com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia “, ficou a cargo do grupo teatral D’Larte que encenou um júri onde o réu era o SUS, que foi absolvido.
Viviane Gonçalves Carneiro discorreu sobre o SUS que queremos e destacou que a Atenção Básica precisa ser resolutiva , compatível com as necessidades da população. As ações preventivas devem ser prioritárias e as atividades de vigilância em saúde , sanitária e epidemiológica, devem estar incorporadas na implementação da política de ciência e tecnologia.
No segundo momento da Conferência , a Conselheira Municipal de Saúde, Maria Erly , fez um breve relato do que foi apresentado no primeiro momento , convidando em seguida , para uma apresentação musical , moradores da Comunidade de Buritis das Mulatas que entoaram a música “Amanhã “ de Caetano Veloso. A usuária Valdene Maria de Azevedo fez um depoimento sobre sua experiência com o SUS, relatando que tanto ela quanto os familiares sempre foram bem assistidos, declarando que é uma defensora do SUS e todos nós, usuários e trabalhadores, devemos valorizar mais o SUS.
Formados os quatro grupos de trabalho, foram elaboradas e aprovadas as propostas e diretrizes que incidirão sobre as políticas de saúde nas esferas: Municipal,Estadual e Nacional.Foram eleitos 4 delegados que representarão o Município na etapa estadual,finalizando a 17ª Conferência Municipal de Saúde de Várzea da Palma.