30 MAI 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Lançamento do Programa Conservação e Produção de Água – Córrego Pedras Grandes
Neste dia 30 de maio (terça-feira), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) fez o lançamento oficial das ações do Programa de Conservação e Produção de Água na microbacia do Córrego Pedras Grandes, no Baixo Rio das Velhas. A ação aconteceu às 15h, na UAITEC, Rua Doutor Antônio Gomes Pinto Coelho número 1401, em Várzea da Palma. Estiveram presentes ao lançamento do programa, o Coordenador do Subcomitê Guaicuí Valdeoclides Ferreira, a Mobilizadora do Subcomitê Guaicuí Irene Rodrigues, a Presidente do CBH-Velhas Poliane Valgas, representantes da Agência Peixe Vivo Tiago Campos – Gerente de projetos e Thiago Paim – coordenador Técnico, e Secretária Municipal de Educação Cleonice Cardoso dos Santos a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente Rosilei Ferreira Martins, representantes da EMATER, Danilo Azevedo e Marilson Dalla Bernardina, a presidente da Comunidade de Pescadores de Guaicuí Vilma Martins,moradores e sitiantes das Comunidades Rurais Placa do Queijo e Taboquinha.

O principal objetivo desta etapa do Programa é realizar diagnóstico das condições hidrológicas e ambientais , bem como elaborar projeto básico e executivo para recuperação ambiental da microbacia do Córrego Pedras Grandes, localizado na UTE Guaicuí, unidade territorial mais extensa da Bacia do Rio das Velhas,
representando 14% da área total.

Dentre as ações do Programa na região, estão previstas ações com vistas a identificar, quantificar e detalhar os principais problemas ambientais que impactam a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos da região; promover o levantamento das necessidades de investimentos em ações de recuperação
ambiental, conservação de água e solo, conservação de estradas vicinais e conservação de áreas de preservação permanente; elaborar e propor conteúdos de
capacitação para os funcionários da prefeitura e agricultores, para manutenção das estruturas de retenção de água e outros temas relevantes sobre conservação de
água e solo.

Além destes, dentre os objetivos específicos do projeto está a realização de oficinas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade, proprietários rurais e agentes públicos envolvidos com os objetivos e a importância do projeto. A ação integra o Programa de Conservação e Produção de Água na bacia do Rio das Velhas.
Lançado em 2021, o Programa consiste no desenvolvimento de ações com o objetivo de maximizar o potencial de produção de água nas sub-bacias hidrográficas, a partir do planejamento e da execução de Soluções baseadas na Natureza (SbN).

Com duração de seis anos, o Programa atua em áreas definidas como prioritárias em complemento aos projetos hidroambientais que o Comitê já executa, sendo construído em parceria com os Subcomitês. Entre as principais ações, estão a adequação de estradas rurais, garantindo frenagem eficiente e combatendo o
assoreamento de cursos d’água, a recuperação de pastagens, a regularização ambiental das propriedades rurais, a implantação de cercas de aceiros e o fornecimento de insumos de produção.

Além da Microbacia do Córrego Pedras Grandes, no Baixo Rio das Velhas, figuram como sub-bacias selecionadas no Programa o Rio Ribeiro Bonito, no
Médio-Alto, o Ribeirão Soberbo, no Médio-Baixo Rio das Velhas, e o Rio Maracujá, no Alto Rio das Velhas.

O Programa de Conservação e Produção de Água da bacia do Rio das Velhas é integralmente financiado com recursos oriundos da Cobrança pelo uso da Água, tem o apoio das prefeituras locais e é executado pela empresa Cobrape.

Nesta ocasião do lançamento do Programa, foi assinado o Termo de Cooperação entre os representantes da Agência Peixe Vivo, Comitê de Bacia Hidrográfica Rio das Velhas e Prefeitura Municipal de Várzea da Palma.