02 ABR 2024
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Missão Técnica capacita produtores de queijo e derivados em Várzea da Palma.
Missão Técnica capacita produtores de queijo e derivados em Várzea da Palma.
Entre os dias 25 e 27 de março, produtores de queijo e derivados do leite participaram de uma missão técnica voltada para a troca de experiências e conhecimentos sobre as melhores práticas adotadas por produtores que passaram pelo processo de certificação e regularização de seus produtos.
Durante esse período, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar casos de sucesso, nos quais produtos certificados conquistaram medalhas em concursos nacionais e internacionais, elevando significativamente o valor agregado aos seus produtos. Essa iniciativa visa não somente melhorar a qualidade dos produtos locais, mas também abrir portas para conquistas ainda maiores no competitivo mercado. A expectativa é que as novas práticas aprendidas durante a missão contribuam de maneira substancial para o aprimoramento dos processos produtivos.
A missão técnica foi realizada como parte integrante das atividades do "Programa Cidades Empreendedoras", um projeto promovido pelo SEBRAE, contratado pela prefeitura de Várzea da Palma, com o apoio fundamental das instituições EMATER e CIMMESF. A colaboração entre essas entidades possibilitou aos produtores acesso a capacitações e experiências valiosas que facilitarão o processo de certificação de seus produtos.
Segundo o prefeito Eduardo de Abreu, “a parceria entre a administração pública e as instituições mencionadas demonstra um firme compromisso com o fortalecimento da atividade produtiva local, incentivando a adoção de boas práticas que não apenas garantem a regularização, mas também valorizam os produtos locais”. É fundamental reconhecer o papel crucial desempenhado pela união de esforços entre os órgãos públicos e as entidades de apoio para promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade dos produtores no mercado.
Para quem deseja saber mais sobre como certificar e legalizar seus produtos de origem animal, entre em contato com a Secretaria de Agricultura pelos telefones (38) 3731-1232 e (38) 9 9814-1422 ou compareça na Rua Pedro Rodrigues de Menezes, nº1.474, Centro, de segunda a sexta, das 07h às 16h.