20 SET 2018
CODANORTE EM EXPANSÃO, MUNICÍPIOS EM DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL:
Inclusão de 17 novos municípios e apresentação de Estudo para celebração de Parceria Público Privada para implantação de Usina Solar nas prefeituras do CODANORTE foram discutidos em reunião. Por: Núbia Primo – Jornalista/ Assessora de Comunicação e Imprensa CODANORTE Estas pautas foram discutidas em assembleia extraordinária realizada pelo Consórcio de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE), nesta sexta-feira 24/08/18, na sede da Associação Mineira de Municípios (AMAMS) em Montes Claros. (Foto abaixo). Prefeitos e técnicos dos municípios participaram do encontro e votaram a favor da inclusão de 17 novos municípios, totalizando 54 municípios consorciados ao CODANORTE. “Isso significa que o CODANORTE está mostrando resultados positivos na área ambiental e, conquistando, a cada dia, a confiança de novos prefeitos”, comemorou o presidente do CODANORTE e prefeito de Itacambira, João Manoel Ribeiro. (Foto abaixo).   Na oportunidade, os técnicos da área ambiental do CODANORTE falaram sobre os avanços do programa “Norte sem Lixões”, cujo carro chefe é a implantação de Aterros Sanitários de Pequeno Porte e programas de Educação Ambiental, apresentaram um estudo de caso de sucesso no município de Claro dos Poções. (Foto abaixo). Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Usina Solar do CODANORTE Outro assunto que chamou a atenção dos prefeitos (as) foi a apresentação da EVTEA, fruto de uma parceria entre o CODANORTE e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). A parceria consiste na celebração de uma Parceria Pública Privada (PPP) para implantação de um sistema de geração de energia solar para as prefeituras do CODANORTE, por meio de instalação de usinas fotovoltaicas, cuja matéria prima é abundante na região, a irradiação solar. Entenda como funciona a parceria. No ano de 2017, o CODANORTE firmou um acordo com o Instituto IPGC, para a realização de estudos para celebração da PPP. Neste sentido, o IPGC realizou a coleta de dados de valores pagos em conta de energia elétrica pelas prefeituras e procedeu com o EVTEA. Na reunião de hoje, 24/08/18, os prefeitos e técnicos dos municípios conheceram o projeto e votaram pela sua continuidade. As etapas posteriores são a modelagem do projeto e a realização de licitações em lotes de usinas solares com capacidade de geração de 5 Megas, em cada usina, podendo contemplar entre 4 a 6 de prefeituras, em cada lote, dependendo do porte. A previsão de investimento na região é de R$ 80 milhões. O estudo foi apresentado pelo diretor do executivo do IPGC, Leonardo Santos. Santos, que explicou os fundamentos de uma PPP, que devem ser benéficos para todos os envolvidos: poder público, investidor e para a população. “As prefeituras do CODANORTE não vão investir nenhum recurso financeiro, pelo contrário, vão pagar a partir da implantação da usina, a taxa mínima em suas contas de energia elétrica. Quem vai custear inclusive este estudo apresentado aos Senhores é o investidor, que terá como retorno do investimento, o excedente da energia elétrica gerada a partir das usinas solares implantadas nas prefeituras, que será comercializada por estas empresas”, salientou. (Foto abaixo).     Ressaltam-se outros benefícios econômicos, ambientais e sociais do projeto, como por exemplo; com a economia nas contas de energia, as prefeituras, poderão investir em outras políticas públicas como saúde e educação. O benefício ambiental é a geração de energia limpa e sustentável, bem como o fortalecimento da rede elétrica na região, cuja matriz energética depende prioritariamente das hidrelétricas, que vêm apresentando números decrescentes em sua capacidade de geração, devido à escassez hídrica. Além disso, o valor investido pelas empresas que vencerem o certame irá gerar empregos, renda e fortalecer a economia regional.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024