28 NOV 2018
NOVO SISTEMA DE SEGURANÇA EM VÁRZEA DA PALMA: PROJETO OLHO VIVO

Aconteceu na terça-feira, dia 09/10, na Prefeitura Municipal de Várzea da Palma mais uma reunião para tratar dos ajustes finais para implementação do Projeto “Olho Vivo”. Estiveram presentes representantes da Comissão “Olho Vivo”, integrada pelos Srs. Warley Romen Rodrigues, Eduardo Monteiro de Abreu, Altair Santana, Wellington da Fonseca, Valni Mendes e Douglas Cunha de Souza; o representante local do Comando da Polícia Militar de Minas Gerais Senhor Capitão Rodrigo Albuquerque; o Prefeito Municipal, Sr. Eduardo Monteiro de Morais, e a Procuradora do Município, Dra. Patrícia Barreto. Foram discutidos diversos assuntos sobre a finalização do projeto, entre eles os recursos humanos para operacionalizar as câmeras de videomonitoramento; as etapas finais para reforma do local no Quartel onde será instalado o Projeto Olho Vivo; os ajustes finais do convênio entre Município e Polícia Militar, para fins de liberação de energia pela CEMIG e os valores quanto à fibra ótica. De acordo com os membros da comissão, o que seria antes um “sonho” está a um passo de se tornar realidade. Idealizado pelo Dr. Douglas Cunha, servidor do Ministério Público da cidade de Várzea da Palma, o Projeto Olho Vivo consiste no videomonitoramento composto por câmeras que captam imagens nas vias públicas, que são visualizadas na Central de Monitoramento, por uma equipe capacitada. Trata-se de uma excelente ferramenta de combate à criminalidade, que tem como objetivo reduzir o índice de ocorrências no município, garantindo assim, a eficácia na segurança da população e do patrimônio do município. Sobre o primeiro ponto discutido, o Capitão da PM, Sr. Rodrigo Albuquerque ressaltou que serão necessários recursos humanos oriundos do município para operacionalização das câmeras, em razão da redução do número de policiais desde o inicio do projeto. Diante do exposto, o Prefeito Eduardo Monteiro e a Procuradora Dra. Patrícia manifestaram total apoio e disseram que, apesar das dificuldades financeiras que o município está enfrentando, irão colaborar indicando alguns servidores para realizar tal função. A central de monitoramento, cuja reforma já se encontra em estágio avançado, vai operar 24h por dia e funcionará em conjunto com a sala de operações da PM local. Outra boa noticia é que já foi firmado convênio entre a Polícia Militar e o Município, e será encaminhado à CEMIG para que seja liberada a energia permitindo, assim, a imediata instalação das câmeras. Foi informado também pela comissão que os postes já foram afixados em pontos indicados pela Polícia Militar e que as câmeras de monitoramento já foram adquiridas aguardando somente a liberação da energia para serem instaladas nos postes. Quanto à fibra ótica, representantes da comissão optaram pela locação em razão do custo- beneficio. A Administração Pública em parceria com a Polícia Militar e todos da Comissão reafirmaram apoio incondicional ao projeto e se colocaram a disposição para que seja concretizado em breve um projeto de tamanha amplitude que é o Olho Vivo e que garantirá maior segurança para a população. Várzea da Palma só tem a ganhar!

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024