20 DEZ 2018
SECRETARIA DE SAÚDE DE VÁRZEA DA PALMA PROMOVE “DIA D” EM COMEMORAÇÃO AO NOVEMBRO AZUL 2018
Todos juntos na luta contra o Câncer de Próstata A Prefeitura Municipal de Várzea da Palma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 29/11 (quinta-feira), na Praça de Eventos, o Dia D em comemoração ao Novembro Azul. Neste mês, toda a rede de atenção básica à saúde do município se volta para a campanha de prevenção ao câncer de próstata e bucal. Através do evento, a Secretaria de Saúde reforçou o alerta à população masculina, público alvo do câncer de próstata, sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. As equipes estiveram na Praça oferecendo serviços como: testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite; orientações voltadas para a saúde bucal, feitas pela Cirurgiã-Dentista Marta Helena Pena; atividades físicas orientadas pelo Educador Físico Michel Benfica; aferição de pressão arterial e cortes de cabelo com a parceria e profissionalismo do Newton Cabeleireiro. A programação também contemplou palestras sobre saúde do homem e o câncer de próstata. O responsável pelas orientações foi o médico do Acolher Rural, Dr. Leandro Veloso, que mostrou em vários tópicos através de slides a importância da prevenção “Todos os homens com mais de 45 anos precisam ir regularmente ao urologista, mesmo na ausência de sintomas. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce”, explicou. De acordo com o médico, as equipes enfrentam uma dificuldade muito grande ao trabalhar a prevenção com esse público, uma vez que há bastante resistência destes em relação ao assunto abordado. “É muito importante deixar de lado o preconceito e realizar o exame anualmente. A maioria dos tumores diagnosticados em procedimentos preventivos anuais encontra-se numa fase em que o tratamento é plenamente curativo”, completou. Posteriormente, o Dr. Leandro Veloso abriu uma roda de conversa, ouvindo e esclarecendo dúvidas levantadas e finalizou com uma mensagem para reflexão. Ao final foi servido um coquetel aos participantes. PREVENIR É UMA DAS MELHORES FORMAS DE LUTAR!
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024