15 MAI 2019
Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações de promoção e prevenção a
Uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física (datas comemoradas nos dias 06 e 07 de abril) foi realizada na Praça de Eventos com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da prática de atividades físicas e bons hábitos alimentares. Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial da Atividade Física tem o intuito de promover uma grande mobilização mundial para a reflexão e a realização de ações a favor da adoção de estilos de vida mais ativos, buscando uma melhor condição de saúde, bem-estar e qualidade de vida das populações em todo o mundo. A Enfermeira Ana Carolina C. de Moura Albano iniciou o evento agradecendo a presença de todos e explicou sobre a importância dessa mobilização para combater o sedentarismo, que é um grande vilão da sociedade por causar diversas doenças e malefícios à saúde das pessoas. Em seguida, o Educador físico Michel Benfica realizou com todos os presentes um alongamento para “aquecimento”. O mesmo enfatizou que a prática regular de atividades físicas leva a uma melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório, o que contribui para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças. O Clínico Geral e Endocrinologista do Município, Dr. Douglas Ávila, ministrou uma palestra sobre a importância e benefícios dos hábitos saudáveis, orientando a população sobre a realização da atividade física regular e seus benefícios para o corpo e para a saúde. Falou também sobre quais alimentos devem ser usados na dieta e sanou dúvidas levantadas. Finalizando as palestras e orientações, a Psicóloga Madalena (NASF), falou sobre um assunto muito importante que é a autoestima; termo que está ligado à avaliação do indivíduo por ele mesmo, a maneira como ele se sente diante de seus feitos e seus relacionamentos, ou seja, a satisfação do indivíduo como um todo. Autoestima e autoimagem são conceitos que se relacionam com o bem estar (ou não) de uma pessoa consigo mesma. Uma maneira de ser, segundo a qual a própria pessoa tem idéias sobre si mesmo. O cuidar de si e da saúde, está diretamente relacionado com a autoestima. Fazer exercícios físicos, cuidar da higiene mental e da saúde traz benefícios a autoestima aumentando-a. A seguir foi aberta uma roda de conversa para todos e projetado um vídeo com pessoas conhecidas que estavam presentes no local com muito entretenimento e alegria. Após as palestras e degustação de frutas, os participantes se divertiram ao som de Orladinho dos Teclados.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024