23 MAI 2019
FAÇA BONITO: Campanha Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes
No mês de maio o Brasil se mobiliza pelo Combate ao Abuso e exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e em Várzea da Palma não seria diferente. Infelizmente os dados sobre a violência, abuso e exploração sexual de nossas crianças e adolescentes são cada vez mais alarmantes. Mesmo com dados imprecisos devido à delicadeza da situação o Brasil passou em 2017 por mais de 70 mil denúncias relacionadas à violência e violação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Em 2016 foram registrados pelo Sistema Único de Saúde cerca de 22 mil atendimentos a vítimas de estupro no país, sendo que 57% desses casos as vitimas eram entre 0 e 14 anos, e destas, 6 mil vítimas não tinham sequer 9 anos de idade Esclarecemos que tanto o abuso sexual – que consiste na utilização da sexualidade da criança ou do adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual, como a exploração sexual – que se caracteriza pela utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca, devem ser evitados e combatidos por toda sociedade. É importante que as famílias fiquem atentas a seus pequenos e grandes amores: conversar com as crianças sobre as partes íntimas do seu corpinho e os limites delas, ensinando que ninguém deve tocá-las; alertar sobre as possíveis artimanhas usadas pelos abusadores para a troca de caricias, como balas, dinheiro, ou outros agrados; dar segurança para que o filho converse com os pais sobre qualquer assunto, inclusive uma situação de abuso; estar atento com as companhias dos filhos, saber com quem estão andando, onde estão indo, o que fazem no tempo fora de casa; estar atento a mudanças de comportamento de reação dos filhos perante familiares e amigos mais velhos; são algumas das atitudes mais importantes que os pais devem ter para proteger seus filhos. Caso você tiver alguma suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência você pode denunciar. Para isso existem órgãos e serviços treinados e competentes que tanto registram as denúncias como dão suporte às vitimas e às famílias. São eles: o Conselho Tutelar, Disque 100, as Escolas, Delegacias, Policia Militar, Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal. Em parceria, o Conselho Municipal da Criança e Adolescente convocou os CRAS Princesa e Serrinha, o CREAS, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Acolhimento Institucional Lar Cristão e Conselho Tutelar que desenvolveram palestras, dinâmicas, reflexões e abordagens buscando conscientizar as crianças, os adolescentes, suas famílias e a população em geral sobre a importância do tema. Durante todo o processo de conscientização os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo-S.C.F.V dos CRAS Serrinha e Princesa confeccionaram cartazes com as Crianças e Adolescentes dos Serviços de Convivência e estes foram distribuídos nos territórios de abrangência para que assim fosse reforçado a importância para que a população denuncie caso venha saber sobre algum caso sobre o Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Fechando as ações realizamos uma linda passeata no dia 17 de maio, onde os Serviços que dedicam atenção às Crianças e Adolescentes participaram e chamaram a Comunidade Varzeapalmense a cuidar e proteger nossas crianças. A passeata iniciou às 08h17min com saída da Praça da Bíblia, seguindo para o centro da cidade e finalizou na Praça Frei Jorge com um belíssimo coral cantado pelas Crianças e Adolescentes que não mediram esforços para passar para a sociedade a mensagem “Faça Bonito” Proteja as Nossas Crianças e Adolescentes e em especial as do nosso município de Várzea da Palma!
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024