23 MAI 2019
SECRETARIA DE SAÚDE DE VÁRZEA DA PALMA PROMOVE AÇÕES NA SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL
Frente ao cenário atual do país, onde se vive uma ameaça de retrocessos aos direitos Humanos, a constituição democrática e a liberdade, o município de Várzea da Palma, através da Coordenação Municipal de Saúde Mental foi às ruas e realizou diversas atividades consoantes ao movimento Luta Antimanicomial tais como: Cinema Comentado, almoço no restaurante Kalarrari, “Dia da Beleza” onde usuários do serviço foram levados a salões de beleza, Show e passeio no Cowntry clube para todos os usuários do CAPS. A passeata aconteceu na sexta-feira, dia 17 de maio, para mobilização social em defesa da liberdade e por uma sociedade sem manicômios e no dia 18 houve a divulgação da Luta na feira dos Produtores Rurais. Essa luta ocorre há 32 anos no Brasil e que se fez necessários intensificação este ano, conforme afirma Luis Henrique, Coordenador de Saúde Mental: “Vivemos tempos difíceis, onde os direitos que já haviam sido adquiridos com a Constituição de 1988 estão sendo ameaçados. Por isso convidamos a população a ficar em alerta. A saúde mental esta ameaçada com a Portaria 3588/2017 em substituição a 3088/2011, onde preconiza aumento de leitos em hospitais Psiquiátricos e outras formas de tratamento que não primam pela liberdade e os direitos adquiridos.” Este ano o Tema foi: Direito às diversas gentes: De mãos dadas contracorrentes. Esse tema foi um convite para que ninguém solte da mão de ninguém e juntos possamos caminhar para garantir que os retrocessos como os “hospícios” não voltem a ser uma triste realidade para o nosso país. Diversas atividades marcaram nossa luta na última semana, de forma a manter ativo o movimento por uma sociedade sem manicômios.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024