02 MAR 2020
VÁRZEA DA PALMA É HABILITADA NO SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR E IMPLANTA O PROGRAMA MELHOR EM CASA

A Prefeitura de Várzea da Palma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia o funcionamento do Programa Melhor em Casa, habilitado pela Portaria Nº 3.654, de 17 de dezembro de 2019. O serviço de atenção domiciliar (SAD) – Melhor em casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.
  Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por uma equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista e dentista.
   O Programa Melhor em casa que tem como emblema “A segurança do hospital no conforto do seu Lar”, conta com diversos benefícios que visam melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família.      Caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, tem a garantia de continuidade de cuidados integrados às redes de atenção à saúde.
 “Essa é mais uma conquista para Várzea da Palma que passará a contar com um serviço de assistência domiciliar, facilitando o atendimento não só de pessoas acometidas por doenças crônicas ou em situação pós-cirúrgica, como também, portadores de deficiência e idosos. O programa traz benefícios como a humanização da atenção, menor exposição à infecção hospitalar, maior conforto para o usuário e sua família e maior autonomia do cuidador e do paciente”, aponta a secretária de saúde Viviane Gonçalves. “Nossa cidade foi presenteada com este programa, graças ao esforço que esta gestão apresenta em buscar sempre qualificar a assistência aos moradores da cidade. Iniciamos o processo de adesão ao Programa desde 2017, quando nossa equipe elaborou o projeto e encaminhou o pedido de solicitação ao governo federal. Não medimos esforços para que fôssemos contemplados pelo Ministério da Saúde. Agora o paciente irá desfrutar desta assistência de qualidade e humanizada”, diz a secretária.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024