01 ABR 2020
ATENÇÃO: Combate à dengue em casa não pode parar diante do Coronavírus.

ATENÇÃO: Combate à dengue em casa não pode parar diante do Coronavírus.

Com a pandemia do Coronavírus a população pode acabar esquecendo outros cuidados importantes de saúde pública. Um deles é o do combate ao mosquito da dengue. Nesta época do ano, a proliferação do inseto é mais intensa e a eliminação de água parada em recipientes deve ser intensificada.
Podemos aproveitar esse período de quarentena para tomar medidas de limpeza contra o Aedes aegypti. Então vamos remover os criadouros do mosquito dos nossos quintais e também do interior de nossas casas.
A dengue é uma doença grave e pode matar. Alguns sintomas são febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. A melhor forma de prevenção é cuidar do ambiente para evitar focos de água parada onde ocorre a proliferação do mosquito. Por isso é fundamental medidas preventivas para deixar a casa segura.

CALHAS E CAIXA D’ÁGUA

Entre os criadouros do mosquito da dengue estão as calhas e as caixas d’água. Estas, de difícil acesso e que exigem um trabalho mais demorado de limpeza, devem ser priorizadas neste período de quarentena contra o Coronavírus.
“A maioria das pessoas estão respeitando a quarentena e ficando em casa. Diante disso, os moradores terão mais tempo para verificar pontos e locais de difícil acesso no imóvel; pontos que necessitam de uma escada e de um cuidado maior, como em calhas e caixas d’água”, reiterou Kênia Viana da Rocha, Coordenadora da Vigilância em Saúde.
Entretanto, vale ressaltar que os cuidados básicos não devem ser negligenciados. Vasos de flores, garrafas, tampinhas, bebedouros de animais lava-los com bucha e trocar a água de dois em dois dias, reservatório de geladeira e outros recipientes que possam acumular água devem ser lavados.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024