06 ABR 2020

Prefeitura trabalha para implantação do Aterro Sanitário de resíduos sólidos urbanos - Terreno já foi adquirido pelo Município.

Em reunião realizada no dia 11 de março de 2020 entre o Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente e o Município de Várzea da Palma restou definido que o resíduo sólido do município deverá ser destinado ao novo Aterro Municipal, que já está em fase de implantação, os projetos da UTC e do Aterro já foram elaborados pelo Codanorte .

O projeto prevê a construção de um aterro sanitário de médio porte em uma área diferente de onde estão sendo descartados os resíduos atualmente, visando a realização do acompanhamento ambiental adequado e com possibilidade de implantação de Usina de triagem e compostagem.

O Prefeito Eduardo Monteiro informou que o terreno para implantação do aterro já foi adquirido pela administração para que o município esteja enquadrado no que determina a lei. “Recentemente a Prefeitura adquiriu um terreno adequado para implantação do projeto, porém o trabalho é complexo e demanda de várias etapas e de recursos financeiros do município”, disse o Prefeito.

SOBRE O ATERRO SANITÁRIO ATUAL:

Atualmente os resíduos sólidos são descartados em um terreno que necessita de ampliação e constante manutenção. A situação vem se agravando devido à falta de espaço e excesso de resíduos.
O Departamento de Meio Ambiente informou que a manutenção daquele local será realizada nos próximos dias para reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. Informou também que já foi elaborado o Plano de Recuperação do aterro, seguindo as normas técnicas para recuperação de áreas degradadas (PRAD).