14 ABR 2020
CORONAVÍRUS
Oficinas de prevenção à Saúde mental do trabalhador em tempos de Pandemia COVID-19.

Em meio à pandemia do Coronavírus (Covid-19) e ao isolamento social para conter o avanço do vírus, surge outra preocupação com a população e os profissionais de saúde: a saúde mental. Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea da Palma, em parceria com os psicólogos da rede de atenção psicossocial/SUS, criou o projeto “Oficinas de prevenção à Saúde Mental do trabalhador em tempos de pandemia COVID-19”, realizado inicialmente com os Agentes Comunitários de Saúde, entre os dias 30/03/2020 à 03/04/2020. O projeto tem como objetivo a reflexão e discussão do bem-estar físico e mental dos trabalhadores, bem como, os desafios encontrados na produção de cuidados aos usuários da rede diante a pandemia. As oficinas apresentaram encontros para diálogos, trocas, dinâmicas, técnicas de relaxamento e controle da ansiedade, momentos em que as agentes compartilharam medos, angústias e inseguranças frente à pandemia e processos de trabalho.
De acordo com a Psicóloga Rúbia Estefanie, em momentos de incerteza, o universo profissional é afetado de forma grave. Com as dinâmicas em turbilhão, gestores, líderes e trabalhadores têm de lidar com o novo cenário e suas reviravoltas. A saúde mental do trabalhador e da comunidade em geral tem sido uma das principais preocupações deste momento de pandemia e distanciamento social, que ou impede o contato com os outros, ou torna o convívio algo obrigatório neste momento inédito vivido pela maioria das pessoas.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) essa situação extrema trazida pelo Coronavírus causa muita pressão psicológica. A incerteza do momento, os riscos de contaminação e a necessidade de isolamento social podem agravar ou causar problemas mentais.