19 JAN 2021
Prefeitura continua construção do Novo Aterro Sanitário

Prefeitura continua construção do Novo Aterro Sanitário

Os resíduos sólidos Urbanos, mais conhecidos como lixo doméstico aumentam juntamente com o crescimento populacional das cidades. O destino final dos resíduos é um dos maiores desafios sanitários e ambientais em nosso país e em nosso município não é diferente. O Aterro Controlado existente é localizado as margens da MGT 496, em atividade à mais de 20 anos, já está chegando ao final de sua operação.

Diante da necessidade da criação de um novo Aterro Sanitário a administração municipal antecedente através da Secretaria do Meio Ambiente assinou um convênio em 2017 com o Consórcio Intermunicipal CODANORTE. O município apresentou Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos e a criação do Novo Aterro Sanitário e da Usina de Triagem e Compostagem atendendo as Normas Técnicas da ABNT e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. As obras do novo Aterro Sanitário foram iniciadas na Gestão anterior e a gestão atual dará sequência aos serviços e com previsão de termino ainda este ano. O novo Aterro localiza- se em uma área de 22,8 hectares distante do perímetro urbano a 3 Km, estrada sentido Pedras Santana e Gerais na localidade Forquilha, próximo a Fazenda Esperança.

A construção do galpão tem a finalidade de instalar a Usina de Triagem e Compostagem (UTC), a instalação da usina dependerá da Autorização Ambiental de funcionamento. A triagem dos resíduos terá como objetivo principal separação dos resíduos sólidos urbanos em materiais possivelmente recicláveis, matéria orgânica, inorgânica e rejeitos, os rejeitos são os materiais não aproveitados e serão destinados para as valas ou células do aterro. O prefeito empenha na execução da obra para se tornar realidade. “Cumpriremos todos os processos técnicos para que o lixo seja armazenado e não prejudique o meio ambiente e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos Varzeapalmenses” afirma Eduardo da Agrovap.