24 MAR 2021
Secretaria Municipal de Saúde informa horário de Atendimento do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)

Após o início da pandemia em março de 2020, devido a infecção pelo novo Coronavírus, os atendimentos ocorrem através de monitoramento, as atividades em grupo foram modificadas para atender as normas de segurança, como distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos, evitando aglomerações. Ressalta-se que todos os serviços são realizados seguindo os protocolos vigentes do Estado e Ministério da Saúde.

Dúvidas ou solicitação de atendimento poderão procurar também as Unidades Básicas de Saúde do seu bairro. Aos finais de semana em caso de urgência e emergência, procurar o Pronto Socorro Municipal.

CAPS : 7:00h às 17:00 horas, de segunda a sexta-feira.

Endereço: Rua Tomás Antônio Gonzaga, nº 1238, Bairro Pinlar I

Conhecendo o CAPS AD

O Centro de Atenção Psicossocial “CAPS AD”, do município de Várzea da Palma é referência na Microrregião de Saúde é o único serviço voltado para o tratamento dos transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas reconhecidos pelo SUS.

O CAPS AD fundamenta-se no pressuposto de que o cuidado à usuários de drogas exige condições que respeitem o indivíduo enquanto pessoa, possibilitando sua (re)inclusão social, profissional e familiar, ampliando as ações em saúde mental na sua intensidade e diversidade.

No CAPS ad o tratamento dos usuários ocorre mediante a elaboração de projetos terapêuticos individualizados, oficinas recreativas e terapêuticas, espaço de convivência, assistência às famílias e inserção do usuário no território. A assistência é prestada para adultos com dependência química e alcoólica grave e persistente ou em crise, também abrange adolescentes seguidos de ordem judicial, atende demandas livres ou por encaminhamentos. O atendimento abrange regime intensivo (todos os dias), semi-intensivo (alguns dias na semana) e não intensivo(ocasionalmente, quando há necessidade).

A equipe técnica do CAPS AD é formada por assistente social, equipe de enfermagem, psicólogo e psiquiatra. Além disso realiza-se ações de articulação de rede intra e intersetorial com as redes de saúde, educação, justiça, assistência social, direitos humanos e outros, assim como recursos comunitários presentes no território (unidades básicas de saúde, pronto socorro, hospitais, SAMU).

O CAPS OFERECE DIVERSOS SERVIÇOS

Acolhimento, Tratamento medicamentoso intensivo/semi-intensivo,

Projeto Terapêutico Singular, Oficinas e Grupos, Alimentação, dentre outros.

Acompanhe a Página no Facebook:

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024