27 OUT 2021
O TERCEIRO LIRAa EM VÁRZEA DA PALMA APONTA 'MÉDIO RISCO' DE INFESTAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI.

Fundamentado na necessidade de se contar com um levantamento capaz de gerar informações oportunas para aumentar a eficácia do combate ao vetor Aedes aegypti no trabalho de rotina, como também de fornecer informações visando ao balizamento das atividades de mobilização social, foi realizado nos dias 18 a 21 de outubro o terceiro LIRAa - (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), do ano de 2021.

O resultado mostrou que o município se encontra em Médio risco para proliferação do vetor, já que apresentou um índice de 2,1% e o que preconiza o Ministério da Saúde é menor que 1%.

Esta pesquisa revelou comprovadamente que os principais focos do mosquito se encontram dentro das residências em depósitos como: caixas d’águas, tambor, manilhas, barril, tanques, pratinhos de plantas, bebedouros de animais e recipiente de degelo.

A realização do LIRAa no município serve como instrumento para nortear medidas rápidas de controle ao vetor transmissor da dengue. Esse mostra um resultado importante na obtenção de ferramentas e apoio nas ações de enfrentamento.

A responsabilidade de combater o mosquito Aedes aegypti é de todos. Por isso convocamos toda a população a entrar nesta luta, pois 80% da responsabilidade é dos moradores, visto que os Agentes de Endemias visitam as residências 1 vez a cada 2 meses.

Para uma cidade sem Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela precisamos trabalhar juntos. Só assim conseguiremos atingir o nosso objetivo.

Lembramos que se o mosquito pode matar, ele não pode nascer.

Fonte: https://www.facebook.com/100024281475911/posts/1058288414990531/
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024