08 MAI 2023
Projeto Social Estância da Palma do Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social altera o Projeto Social Estância da Palma do Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV e apresenta as atividades realizadas em 2023.
O Projeto Social no Estância da Palma, no eixo socioeconômico referente à geração de renda para os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), cuja previsão inicial seria a criação da fábrica de vassouras com material pet, foi alterado para o Ateliê de Costura.
A ideia para alteração do projeto surgiu quando a empresa Rotavi, por intermédio da vice-prefeita Vilma Maria de Oliveira, doou à Prefeitura de Várzea Palma máquinas de costura industriais. As famílias do Estância da Palma I e II participaram nos dias 08, 09 e 10 de maio de uma pesquisa para identificação de qual projeto teria mais aceitabilidade, constatou-se que mais de 80% dos entrevistados tinham interesse pelo Ateliê de Costura. Com recurso do Fundo de Arrecadação Residencial – FAR, destinado ao Projeto Social. Outras máquinas e equipamentos serão adquiridos para o ateliê e assim serão confeccionados uniformes para as escolas, empresas e prefeitura municipal. Através da parceira com a Secretaria de Saúde, serão doadas às gestantes em vulnerabilidade social roupas de bebê confeccionadas no Ateliê.
A empresa Comerc Renew está ofertando um curso de costura para a população de Várzea da Palma, dentre os inscritos na primeira turma, há moradoras da Estância da Palma, contribuindo para a formação e capacitação de mão de obra para o desenvolvimento do Projeto.
𝐀𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝟐𝟎𝟐𝟑
O Projeto Social Estância da Palma visa promover a participação social e a melhoria de vida das famílias do Residencial Estância da Palma I e II. Por meio de ações com finalidade de fomentar a mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental, além da geração de trabalho e renda.
No dia 11 de maio, os moradores foram informados sobre o resultado da pesquisa e orientados a criarem uma associação comunitária no empreendimento. A fim de esclarecer sobre a formalização da associação, estiveram presentes o Contador Gerry Adriane Lopes Neres e o Coordenador de Apoio Social Eduardo Lúcio Magalhães.
No dia 19 de maio, reuniram-se na Secretaria de Desenvolvimento Social os integrantes do Grupo Institucional do Poder Público- GIPP, Gestores Públicos, a coordenadora do Trabalho Social Goret, A psicóloga Rúbia Estefane Soares de Macedo, a Assistente Social, Luciana Almeida Silva e a Vice-Prefeita Vilma Maria de Oliveira, abordando as atividades realizadas no Projeto Social; a necessidade de formalização da associação comunitária; substituição de membros do GIPP e sobre as informações das responsabilidades firmadas entre CAIXA Econômica Federal ao ente público e a necessidade de estender o prazo de execução, devido à alteração do Projeto.
08/05/2023
𝐀𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝟐𝟎𝟐𝟑