29 NOV 2023
Comitê Gestor da Primeira Infância realiza primeira reunião em Várzea da Palma
Comitê Gestor da Primeira Infância realiza primeira reunião em Várzea da Palma
Na última terça-feira (28), membros do Comitê da Primeira Infância participaram de uma reunião para iniciar a construção coletiva do Plano Municipal pela Primeira Infância. A servidora Viviane Gonçalves Carneiro, representante da Secretaria de Saúde e membro do Comitê, conduziu o encontro.
A criação do Plano Municipal pela Primeira Infância é essencial, sendo um documento fundamental para assegurar políticas públicas abrangentes, abarcando setores como Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional, Moradia, Desenvolvimento Urbano, entre outros. Desta forma, garantindo de maneira integrada e efetiva os direitos e o pleno desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos de idade.
As reuniões do comitê representam um ambiente privilegiado para a discussão coletiva entre governo, sociedade, organizações e entidades que representam esse público. O Plano Municipal emerge como o produto final dessas discussões, com o objetivo claro de aprimorar todos os setores envolvidos na prestação de assistência à criança, buscando, por conseguinte, assegurar integralmente os direitos desse público.
O Prefeito Eduardo Monteiro de Abreu assinou o Decreto nº 126 de 25 de outubro de 2023, instituindo a criação do Comitê e assegurando planejar, promover, coordenar, avaliar e monitorar as políticas públicas relacionadas à Primeira Infância em Várzea da Palma. A formação do comitê consiste na participação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esporte, Secretaria de Cultura, Câmara Municipal, Conselho Tutelar, Polo de Apoio Presencial UAB, Associação Varzeapalmense dos Autistas, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mãe de criança menor de 6 anos e representante da Educação Infantil, enriquecendo a compreensão e abordagem das complexas necessidades do desenvolvimento infantil.