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SICAF
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SICAF – Sistema Unificado de Fornecedores

 

SICAF – Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores

Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores – SICAF é um sistema desenvolvido em plataforma web, COMPLETAMENTE GRATUITO, sendo acessado pelo endereço https://www.gov.br/compras/pt-br/ (Portal de Compras do Governo Federal), através do link: SICAF, o qual viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos/entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, no âmbito do Sistema Integrado de Serviços Gerais – SISG, possibilitando as empresas de participarem dos processos licitatórios na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO realizadas no Município de Várzea da Palma-MG, e em todos os demais órgão/entidade integrante do SISG, em todo o Território Nacional.

ONDE E COMO SE CADASTRAR

Para cadastro e acesso ao sistema SICAF, será necessário a realização de 3 passos:

1º PASSO: Certificado Digital (Pessoa Física (e-CPF) ou Pessoa Jurídica (e-CNPJ) ICP-Brasil)

OBS.: As Microempresas e empresas de pequeno porte, incluíndo o MEI, não é preciso possuir o Certificado Digital, basta fazer cadastro no Portal Gov.br, e realizar a confiabilidade.

2º PASSO: Cadastro no Portal Gov.br (Portal Gov.br)

3º PASSO: Credenciamento (SICAF)

Em caso de dúvidas relacionadas ao SICAF, ligue para 0800 978 9001 ou acesse o link: https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/sicaf-digital


Perguntas e Respostas

  • Perguntas e Respostas – SICAF 100% Digital

Principais perguntas e respostas:

01) É necessário pagar alguma taxa para o fornecedor se cadastrar no SICAF?

Não. Alertamos que os fornecedores deverão ficar atentos às fraudes de falsos portais e e-mails que cobram pelo serviço de cadastramento. O SICAF é, e continuará sendo, gratuito!

2) Existe algum custo associado ao processo de cadastramento no SICAF?

Não. O SICAF 100% digital eliminou os custos processuais (deslocamentos, cópias, autenticações, impressões etc.). O SICAF é e continuará sendo gratuito. O fornecedor deve ficar atento aos portais falsos que se utilizam da identidade visual do governo para cobrar pelo cadastro.

3) O certificado digital será obrigatório para o fornecedor se cadastrar no SICAF?

Não. Todos os microempreendedores individuais (MEI) e pequenas empresas já podem contar com mais uma facilidade na participação de licitações com o governo federal. A autenticação destes fornecedores poderá ser realizada pelo Gov.br, alternativamente ao uso do certificado digital.

4) Quem pode alterar/acessar o cadastro do fornecedor?

Qualquer pessoa que esteja ativa no Quadro de Sócios e Administradores (QSA) ou o responsável pelo cadastro do SICAF poderá acessar, alterar e incluir informações do fornecedor, inclusive arquivos comprobatórios. No caso do E-CPF, o responsável pelo cadastro poderá acessar a todas as empresas das quais possui vínculo, podendo editar e atuar sobre elas. No caso do E-CNPJ, apenas o empregado (ou administrador) vinculado a aquele certificado será capaz de realizar as informações e alterações daquela empresa (CNPJ).

(A) – responsável pelo cadastro do SICAF

(B) – qualquer sócio pessoa física (conforme dados obtidos da Receita Federal); e

(C) – responsável pela PJ na Receita Federal (CPF vinculado a CNPJ).

Atenção! “B” ou “C” poderão indicar qualquer CPF para assumir a função de “A”. Contudo, “A” somente pode delegar sua função para “B” ou “C”.

5) Como será o acesso?
A autenticação será feita pelo Portal Gov.br, para usuários fornecedores e não mudará para usuários do governo (perfil cadastrado no senha-rede).

6) O que é o Portal Gov.br?
Plataforma de Autenticação do Governo Federal. É um mecanismo de acesso digital único do usuário aos serviços públicos. Por meio de um barramento de autenticação que padroniza o acesso a vários serviços e sistemas independentemente do órgão, a solução garante a identificação única de cada cidadão que acessa os serviços digitais do Governo Federal, eliminando a necessidade de cada órgão criar seu próprio instrumento de acesso.

8) A senha de acesso ao Portal de Compras Governamentais é a mesma do SICAF (para o fornecedor)?
Não, a senha do SICAF é atribuída ao e-mail indicado no registro do CPF do responsável pelos dados cadastrais da empresa. Caso ainda não possua cadastro/login no ComprasNet, a senha pode ser obtida clicando aqui.

ACESSO AO COMPRASNET

Após realizar o Cadastro no Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores – SICAF, para ter acesso ao cadastro/login no COMPRASNET, a empresa deverá obtê-la clicando aqui.

Locais que fazem Certificado Digital no Município de Várzea da Palma:

  • Associação Comercial Empresarial de Várzea da Palma– ACE. Telefone: (38) 3731-1270.
  • Contabilidade Mota. Telefone: (38) 98821-4925

Demais informações complementares:

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Rua Pedro Rodrigues de Menezes, 1.474, Centro, Várzea da Palma/MG
Várzea da Palma - MG - CEP:39-260-000
(38) 3731-1232/
Segunda-feira à sexta-feira das 07h00 ao 13h00.
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