Prefeitura de Várzea da Palma promove ações do Setembro Amarelo.
A Prefeitura de Várzea da Palma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ao longo desta semana diversas atividades alusivas ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à valorização da vida e à prevenção do suicídio.
No dia 16 de setembro de 2025, às 7h30, aconteceu no Acolher Serrinha/Jardim América uma sala de espera conduzida pelo psicólogo Wesley, com orientações e reflexões sobre a importância de falar sobre saúde mental e quebrar tabus relacionados ao tema.
Ainda no dia 16/09, foi promovida uma sala de espera na UBS Pedras Grandes, com o objetivo de esclarecer a população sobre a valorização da vida e apresentar os serviços disponíveis para apoio e cuidado, como:
• Centro de Valorização da Vida (CVV – disque 188);
• Unidades Básicas de Saúde;
• Serviços de urgência (UPA, pronto-socorro e SAMU);
• Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.
No dia 15/09/25 pela psicóloga Cíntia na ESF Pinlar/Fátima uma sala de espera sobre o setembro amarelo. Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, realizada anualmente no Brasil. Criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a campanha busca quebrar o tabu em torno da saúde mental e incentivar o diálogo sobre o tema. O mês de setembro foi escolhido por conta do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado em 10 de setembro.
A cor amarela simboliza a valorização da vida e a esperança. Falar é a melhor solução — e procurar ajuda é um ato de coragem.
Na manhã do dia 17 de setembro, o psicólogo Wesley ministrou uma palestra sobre a campanha na empresa IFX, levando informações e incentivo à busca de ajuda para colaboradores e parceiros.
Também foi realizada uma palestra na Escola Municipal Gabriel Nunes, conduzida pela psicóloga Vívian Brant, que destacou a importância do diálogo e da escuta ativa entre jovens, familiares e educadores.
Essas ações reforçam o compromisso do Município em promover saúde mental, reduzir o estigma sobre os transtornos psicológicos e incentivar a população a buscar e oferecer ajuda, lembrando que falar é sempre a melhor solução.